Blog Biologia

Você sabe como a voz é produzida?

Conteúdo - 27/02/2013 - Luciana Faria

O homem é dotado da faculdade da linguagem, isto é, a capacidade de se comunicar. Tal comunicação realiza-se através da língua (reunião de códigos verbais dominados por um grupo de pessoas; um instrumento social). O uso da língua, por sua vez, é observado, primeiramente, na fala, que ocorre através da voz.

Aparelho fonador Mas... como a voz é produzida? Você já pensou como a nossa voz é feita?  Pouco paramos para pensar nisso até ficarmos roucos ou afônicos* depois de um resfriado ou depois de muita cantoria num show, por exemplo. Então, veja abaixo como a voz é produzida no nosso corpo e que órgãos estão envolvidos nesse processo.

A produção da voz depende do sistema respiratório. O ar que respiramos – inspiração e expiração – permite produzir voz.

foto-2

Quando falamos, o ar sai dos pulmões, passa pela traqueia (agora sem acento!) e depois passa para a laringe. Na laringe, encontra-se a epiglote, que, na passagem de ar, fecha-se, impedindo a passagem de alimentos para o pulmão. [Por isso não conseguimos deglutir e respirar ao mesmo tempo.]

Na laringe ainda, encontram-se as cordas vocais, que formam uma abertura (glote) em formato de V. Na saída do ar, as cordas (ou pregas vocais) aproximam-se e afastam-se rapidamente, vibrando e gerando os sons, isto é, a voz. Por fim, nossa voz é modelada pela tensão das cordas, pela posição da língua, do palato e dos lábios.

Agora que você já sabe como nossa voz é produzida, veja neste link como preservá-la também!

Dicas para cuidar da sua vozhttp://www.clubedafala.com.br/dicas-para-cuidar-da-voz.html

Não se esqueça de que, além de meio de comunicação, a voz é também fonte de prazer, uma vez que nos permite cantar e expressar nossos sentimentos e emoções!

* Sem voz

Formulário de busca



Copyright 2013 - Colégio Curso Intellectus - Todos os direitos reservados