Blog Português

Manifestações no Brasil e Carta-Argumentativa

Redação - 20/08/2013 - Luciana Faria

Fala aí, pessoal!

Vocês devem estar antenados sobre as últimas manifestações no Brasil, certo?

As manifestações que eclodiram em junho, aqui em terras brasilienses, vêm chamando a atenção de todos. Frases como "o gigante acordou" tentam mostrar que a sociedade, por muito tempo, esteve "dormindo" para a corrupção, para a violência, entre outros problemas; mas, agora, "acordada", insatisfeita ao limite, não baixará a cabeça para tanto erro.

Nos diversos protestos que vêm ocorrendo desde então, diversos pedidos são feitos:

  • Educação de qualidade
  • Hospitais melhores
  • Menor impunidade para com os crimes de corrupção
  • Mais segurança
  • Salários mais dignos

No entanto, também alguns atos violentos vêm, infelizmente, marcando os protestos: quebra-quebra de patrimônios públicos e particulares, agressões com spray de pimenta, cassetete, jato de água, etc.

Mas, e você, o que VOCÊ acha disso tudo?

As críticas e os protestos são válidos e necessários? Ou será que eles precisam ser mais organizados e esclarecidos? Estariam as manifestações revelando e reforçando o nacionalismo dos integrantes da pátria amada ou esse suposto nacionalismo não passa de individualismo?

E se você pudesse conversar com a nossa presidenta da república, Dilma Rousseff, o que diria ou reivindicaria a ela para o povo brasileiro?

Enquanto não lhe surge a oportunidade de fazer isso, treine sua argumentação, fazendo a proposta de redação abaixo:



Redija uma CARTA ARGUMENTATIVA, para a presidenta da república Dilma Rousseff, sobre o assunto: Manifestações no Brasil: o país acordou mesmo ou tudo não passa de um movimento passageiro?

Ao fim de sua argumentação, faça uma proposta de intervenção que possa ajudar nossa presidenta na resolução dos problemas apresentados.

Seu texto deve ter 25 a 30 linhas.

 

Leia, nos links abaixo, os textos que selecionamos e que poderão ajudar-lhe a refletir sobre o tema.

1) O nacionalismo das manifestações

2) Marina critica manifestações violentas e destruição de bens

3) Rafael Alcadipani: Para entender a violência



DICA DE REDAÇÃO

A estrutura básica da carta argumentativa é muito semelhante a do texto dissertativo-argumentativo: também precisa de introdução (incluindo sua apresentação), desenvolvimento e conclusão. Mas alguns elementos específicos marcam o gênero carta, por exemplo, a presença do VOCATIVO no início do texto.Você lembra o que é um vocativo?O vocativo é o termo - sem função sintática - que serve para chamar, interpelar ou invocar o destinatário ou receptor da sua mensagem.E qual seria o melhor vocativo para dirigir-se à presidenta? "Vossa Excelência" é o pronome de tratamento mais adequado para essa situação. Lembrado tudo isso, hora de caprichar no seu texto!

Quer praticar redação mais ainda? Venha para as Oficinas de Redação! Procure, na unidade em que você estuda, os horários das aulas e aproveite! ;)

 

Formulário de busca



Copyright 2013 - Colégio Curso Intellectus - Todos os direitos reservados