Blog Biologia

Vestibular UERJ: Dicas de Biologia para Específicas

Vestibulares - 12/11/2013 - Bruno Pires

Faaaaaaala monstrinhos da bio, tudo bem? Vamos começar nessas últimas semanas a preparação especial para o vestibular da UERJ, começando com as principais dicas para a prova específica de BIO <3 <3 <3!

Amigos, desde 2000 até o ano passado, o conteúdo de Respiração Celular só não esteve presente em UMA prova!! O que você vai fazer monstro? Estudar essa matéria quem nem um humilhador profissional e mostrar pra banca quem é que manda!!

a

Agora falando sério, vamos aos tópicos mais importantes sobre o tema Respiração Celular.

* É importantíssimo saber inicialmente a equação geral da reação:

6O2 + C6H12O6 --> 6CO2 + 6H2O + ATPs

* Devemos saber também as etapas que fazem parte dessa via metabólica:

Glicólise + Ciclo de Krebs + Fosforilação Oxidativa

* Temos que nos preocupar em que parte da célula cada reação dessas ocorre, e se dependem ou não de oxigênio.

Glicólise = Citoplasma, indepente de oxigênio.

Ciclo de Krebs = Matriz mitocondrial, dependente de oxigênio.

Fosforilação oxidativa = Cristas mitocondriais, dependente de oxigênio.

* A UERJ gosta de cobrar a interdependencia entre o Ciclo de Krebs e a Fosforilação Oxidativa. Aqui vai uma dica importante.

O Ciclo de Krebs utiliza FAD+(FADox) e NAD+(NADox) como agentes oxidantes, produzindo assim FADH2 (FADred) e NADH+H+ (NADred).

A Fosforilação Oxidativa utiliza NADred e FADred como agentes redutores, liberando assim as formas oxidadas FADox e NADox.

Conclusão: Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa caminham juntos no sentido de intensidade das reações, se uma via é bloqueada, a outra via também será!

* É importante conhecer a ação dos inibidores e desacopladores da Fosforilação Oxidativa.

Monóxido de Carbono (CO) e Cianeto: Bloqueiam o transporte de elétrons, reduzindo o consumo de oxigênio, a produção de ATP e a intensidade do Ciclo de Krebs, consequentemente reduzindo a produção de CO2.

Desacopladores: Aceleram a passagem de elétrons, interferem no transporte ativo de íons hidrogênio da matriz para o espaço intermembrana. Consequentemente atrapalham a síntese de ATP mas aceleram o consumo de oxigênio.

 

É isso aí galera, não deixem de curtir a página e compartilhar com os amigos as dicas! Menos com os concorrentes né!!! KKK beijossss!

 

Formulário de busca



Copyright 2013 - Colégio Curso Intellectus - Todos os direitos reservados